domingo, 31 de março de 2013

Palhaço Topetão - Matemática!

Pessoal, a turma do palhaço Topetão canta uma música super legal sobre a Matemática. 



É uma forma divertida de usar as operações e fazer com que elas façam parte das brincadeiras das crianças !!! 


Clique aqui para ver o vídeo e divirta-se!!!




sexta-feira, 29 de março de 2013

Como o Professor deve iniciar o ensino da matemática

No momento em que acordamos e olhamos as horas no relógio, estamos exercitando nossos conhecimentos matemáticos. Assim, podemos ver a importância da Matemática em nossas vidas, ela sempre nos ajuda a resolver problemas.

Utilizar a ludicidade para ensinar matemática é uma maneira inteligente e divertida. Jogos, por exemplo, transformam a Matemática considerada “bicho-de-sete-cabeças” em uma atração para a criança.



"A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não houver motivação, não haverá aprendizagem "(PILETTI, 1985, 42).

 Um dos pontos importantes para que o professor possa atualizar sua metodologia é perceber que a criança de hoje é extremamente questionadora e está em constante mudança.


O professor pode adaptar o conteúdo programático a jogos e brincadeiras, tentando atingir diferentes objetivos. O papel do professor torna-se muito importante, leva os alunos a construir relações, princípios, ideias, lembrando que o mesmo é um processo pessoal pelo qual cada pessoa tem sua forma de raciocinar e tirar conclusões, dinamizando o jogo, entusiasmando e integrando os alunos.


Quando o educador manifesta uma atitude de compreensão e aceitação e quando o clima da sala de aula é de cooperação e respeito, a criança sente-se segura emocionalmente e assim consegue aprender mais!!!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sejam bem vindos!

Olá pessoal! 

Nosso blog tem como objetivo criar um espaço onde crianças, pais e professores tenham oportunidades de aprender e trocar ideias sobre Matemática de um jeito simples e divertido!!! 

Sejam bem vindos e fiquem a vontade para dar dicas e sugestões!
Eloise e Renata - estudantes de Pedagogia - 5NA - UNIABC