quarta-feira, 3 de abril de 2013

História da Matemática

A descoberta do número não aconteceu de repente, nem foi uma única pessoa a responsável por essa façanha. O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisas. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso... Contando objetos com outros objetos...Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número.


   







 

Para contar os animais da criação, o jeito que o pastor arranjou para controlar o seu rebanho foi contar as ovelhas com pedras. Assim:Cada ovelha que saía para pastar correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras em um saquinho. No fim do dia, à medida que as ovelhas entravam no cercado, ele ia retirando as pedras do saquinho. Que susto levaria se após todas as ovelhas estarem no cercado, sobrasse alguma pedra!Esse pastor jamais poderia imaginar que milhares de anos mais tarde, haveria um ramo da Matemática chamado Cálculo, que em latim quer dizer contas com pedras.


No Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção através de desenhos – os símbolos.

 
 


Os símbolos se aperfeiçoaram conforme os povos, cada grupo tinha seu próprios sistema de numeração... os nossos números foram os matemáticos hindus que inventaram, desenhando-os de acordo com os ângulos que apresentavam.





Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-matematica/historia-da-matematica-2.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário